Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia
A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) foi fundada em 1983 durante uma reunião sobre pesquisa em Filosofia promovida pelo CNPq, em Brasília. Ao longo de sua existência, a Anpof cresceu e institucionalizou-se nacionalmente, e isto, sem dúvida, se refletiu em seus últimos encontros nacionais, com em torno de 2000 apresentações por encontro.
Segundo o Art. 3º de seu Estatuto, seus objetivos eram «promover maior integração dos cursos de pós-graduação em Filosofia; defender os interesses das pós-graduações [desta área] junto aos órgãos competentes [e] estimular, em todos os níveis, a investigação filosófica no País».
Com a intenção de evitar a dispersão dos trabalhos, de romper o isolamento das pesquisas, de promover um maior intercâmbio filosófico e discussões contínuas e sistemáticas entre os pesquisadores, e, finalmente, de permitir que o encontro nacional ofereça os resultados dos trabalhos de maneira que possam ser acompanhados pelo maior número possível de pesquisadores, a Anpof promoveu a criação de Grupos de Trabalho (GTs), cujas atividades, propostas e organizadas por seus membros, passam a desempenhar um papel central na estruturação dos Encontros.
A Anpof realiza encontros nacionais de Filosofia a cada dois anos, reunindo os mais expressivos pesquisadores da área no Brasil e alguns do exterior, com a apresentação de conferências, mesas-redondas e comunicações. Até a presente data foram realizados dezoito encontros nacionais e no ano de 2022 será realizada a 19ª edição do Encontro Nacional da Anpof.
Asociación Filosófica de México
Asociación Filosófica de México, A.C.
diretoria@anpof.org.br | comunicacao@anpof.org.br